Processos da Cerâmica

No Curso de Cerâmica Barro&Cor o aluno aprende todos os métodos abaixo. O andamento do aluno é individual, ensinamos desde o nível iniciante até o aluno que deseja ter a cerâmica como profissão. 

 

Modelagem

Modelar em barro ou argila tem uma enorme gama de possibilidades, pode ser feito através de placas, tiras, minhocas, bolas de barro ou com ajuda de outros ferramentas utilizadas como apoio.

flor sementes centro

Torno

O torno possibilita confeccionar peças maiores, com maior precisão, escala e rapidez.

Torno

Pintura

Há diversas formas de dar cor a cerâmica. Corantes, esmaltes ou engobes são algumas delas. As técnicas são fáceis com resultados surpreendentes.

fotos blog 005

Queima

Queima de biscoito ou chacota: A queima na cerâmica é tão importante quanto sua confecção. Todas as etapas devem ser seguidas para obter sucesso. As peças se transformam do barro quebradiço para barro duro quando levadas ao forno cerâmico para uma queima lenta de 100°C a cada hora e chegando a 600ºC. Quando queimado, há um encolhimento da peça de cerca de 10% devido a perda de água.

Queima de esmalte: Após a peça estar biscoitada levará uma camada de esmalte,  retornando ao forno para uma segunda queima transformando-se em uma peça vitrificada. A cerâmica vitrificada pode ser usada como utilitária, vai ao forno, microondas e lava-louças.

fotos forno 005